sexta-feira, 14 de maio de 2010

POR UM FIO

Por um fio - Drauzio Varella
218 páginas - Companhia das Letras

Por que leu este livro?
Sempre admirei muito o Dr. Drauzio, mas nunca havia lido nada dele. Esse livro me chamou a atenção primeiro pelo tema e depois pela capa que eu achei linda!

O livro é sobre...
O fim da vida, um tema no mínimo curioso que sempre desperta a curiosidade e o interesse de muita gente. Confesso que esse assunto me fascina!

Especialista em oncologia, o autor nos mostra através das histórias de pacientes terminais, o impacto da convivência com a dor e a perspectiva de morte no comportamento de pacientes e suas famílias. São lindas histórias de vida e exemplos de garra e luta. Nos dá aquela sensação de que não sabemos muitas vezes agradecer por tudo que temos e, que devemos urgentemente reavaliar o nosso modo de ver e agir diante da vida, pois não sabemos do dia de amanhã!

"Foi terrível a frustração que tomou conta de mim ao perceber a inutilidade do esquema de tratamento concebido com tanto cuidado. Não que essa sensação me fosse desconhecida; infelizmente, o exercício da cancerologia pressupõe aprender a aceitar a derrota no final, a lidar com a dúvida mais dolorosa que pode afligir o médico diante do paciente que evolui mal a despeito de seguir à risca o tratamento prescrito: "Onde terei errado?", "Será que em algum momento deixei de fazer a escolha mais adequada?".


O que achou mais interessante?
Tudo.

Pontos fracos?
Não encontrei.

Para quem indica?
Pra todo mundo.

Nota?

10.


Raquel - Blog

7 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto muito do jeito de escrever do drauzio varella. dele só li estação carandiru. não sei se conseguiria ler esse livro. beijos, pedrita

Claudia Magnólia disse...

Eu li esse livro há um tempinho e me recordo o quanto me emocionei, são histórias fantásticas que nos fazem pensar : "pq eu reclamo da vida?". Já dei esse livro de presente a algumas pessoas, e ainda vou comprar um para mim, pois esse é o tipo de leitura que vale a pena a qualquer momento.

Marina G. disse...

Não conhecia, mas pareceu bem interessante!

Beijos :*

Ale Danyluk disse...

Gostei muito desse livro e assim como a Pedrita, gosto muito do Drauzio tanto que além de ter lido também estação Carandiru li também a experiência dele após ter tido febre amarela (livro : O médico doente) que também é genial.
Bjo
Ale

PS : Adorei a iniciativa de um blog com indicação de leitura. Genial. Parabéns.

Tucha disse...

O livro é bem interessante. Usei alguns textos para reflexão nas aulas que dei em cursos técnicos da area de saúde. São ótimo para pensarmos sobre nosso limites.

Sonhos melodias disse...

Apesar de conhecê-lo e ter o livro aqui na biblioteca onde trabalho, ainda não o li. Boa lembrança.
Bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nunca li nada sobre o autor.

Mas a dica é super válida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...