Autora: Simone de Beauvoir
Edirora: Bertrand e Fronteira
Páginas: 368
Por que leu este livro?
O amigo blogueiro Joao Menéres me enviou de Portugal junto com outros livros.
O livro é sobre...
A vida de uma menina que teve uma infância segura e feliz. Crescida e educada numa das melhores famílias da época. Uma autobiografia de Simone de Beauvoir do período após a Primeira Guerra Mundial.
O que achou interessante?
Que ela mesmo tendo todo este conforto e com uma infância e adolescência feliz, teve uma juventude conturbada. O seu mundo quebra de repente e ela se vê totalmente perdida e vazia.
A Simone adulta se liberta do conformismo implantados pela educacao e pela moral burguesa. Simone que encontra Satre e a ele se entrega por inteira. Passa a fazer parte de uma defesa de uma doutrina comum com ele o homem por quem ela era loucamente apaixonada. Ela renunciou as tradicoes religiosas para encontrar no existencialismo e no empenho político uma moral conduzente com a sua personalidade forte, violenta e revoltada.
Pontos negativos?
Ele é um livro sem acao, pois é um livro para ser pensado. Nao se pode lê-lo num fôlego só. É para ser um livro de cabeceira. Pois, acompanhar a cabeca de Simone é algo alucinante.
Para quem indica?
Para todo mundo que gosta de ler livros polêmicos com o existencialismo.
Nota? Nove! Porque nao é muito o meu tipo de leitura.
* O livro no Brasil se chama: Memórias de uma moca bem comportada e nao de uma menina; e foi editado pela editora Fronteira.
Georgia Aegerter
Última chamada para quem vive em Paris, estamos convidando que nos enviem um email, pois o nosso encontro em maio será nesta linda cidade. Entao leitoras que vivem em Paris ou perto de Paris nos enviem um email para: elasestaolendo@gmail.com
sábado, 8 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
ah, eu gosto muito dessa autora, esse não li. beijos, pedrita
Gosto muito de ler Simone De Beauvoir, mas requer tempo... Muitos parágrafos tem de ser lidos e relidos...Realmente é um livro para se ter na cabeceira.
Bjks
Hum...gostei da dica...vou colocar na fila dos que quero ler este ano!
Vim até aqui...
para te trazer gentilezas...
e beijos gentis...
Leca
Gosto muito da originalidade dessa escritora...
Este é o primeiro livro da série autobiográfica de Simone de Beauvoir. Depois dele se seguem: A FORÇA DA IDADE, A FORÇA DAS COISAS, BALANÇO FINAL e A CERIMÔNIA DO ADEUS. De fato, não é um livro de ação, a narrativa de Beauvoir se presta mais à reflexão: através de sua escrita, Simone procurou comunicar sua visão de mundo e de como os fatos da vida a afetavam.
Wagner, legal você por aqui. Você aliás escreveu muitas coisas sobre as obras de Simone por ser uma grande fa dela.
Confesso que li o livro ao menos umas 3 vezes aqui chegar no meio porque nao conseguia entender a agilidade com que ela pensava e analizava as coisas. Mas sem dúvida, ler Simone é um grande desafio.
Um bom domingo pra você.
Uma autora revolucionária nesse mundo cheio de paradigmas femininos.Sua obra merece destaque e disposição de quem lê também pra se autoavaliar em conjunto com suas reflexões...Grande abraço,Bergilde
Aqui na espera pelos meus pais,mas senão iria certamente a esse encontro das leitoras e seguidoras do site!
Postar um comentário