122 páginas - Editora – Rocco
Gênero - Não-ficção
Tradução - Waldéa Barcellos
Por que resolveu ler este livro?
Por que resolveu ler este livro?
Por que já havia lido outros dois livros da autora (O dom da História e o Jardinheiro que tinha fé) e gostei dos dois. O título também me inspirou!
O livro é sobre....
O importante papel exercido pelas avós ou pelas mulheres mais idosas de uma família. A autora nos conta um pouco sobre a sua própria família e o quanto as pessoas idosas, essas Mulheres Sábias, fizeram a diferença em sua vida. Estés faz referência a três mulheres, em especial, que imigraram para os Estados Unidos quando ela tinha 7 anos. Estas mulheres eram refugiadas de guerra e apesar de terem perdido tudo de material que acumularam ao longo da vida, possuiam algo de mais precioso: “a grande perspicácia, a grande capacidade de premonição, a grande paz, expansividade, sensualidade, a grande criatividade, argúcia e coragem para o aprendizado” (p.10).
Dito de outra forma, mesmo diante de tantos obstáculos e perdas, aquelas mulheres não perderam algo importantíssimo: a alegria de viver.
O que achou mais interessante?
Eu destacaria o estilo narrativo da autora que sinceramente me fascina. É uma leitura que nos envolve e particularmente o tema me atrai, já que eu também acredito e valorizo a sabedoria dos mais velhos em minha vida. Tento passar o mesmo para os meus filhos. Também posso destacar o paralelo que a autora traça entre a capacidade da regeneração da alma daquelas tias e de uma árvore secular que é derrubada e depois de algum tempo, reproduz árvores-filhotes, como se 'silenciosamente' gritasse para o mundo que ela está viva!
Pontos fracos?
Pontos fracos?
Não há.
Para quem indica?
Para quem indica?
Para todos que gostam de livros que nos tragam algum tipo de reflexão. Eu leria o mesmo livro outras vezes. A Ciranda das Mulheres Sábias é um livro para refletirmos sobre a importância de perpetuarmos nossas historias de família e de vida, as quais somente são conseguidas através dessa troca/ vivênvia maravilhosa entre os mais novos e os mais velhos.
Nota?
Nota?
6 comentários:
nossa, fiquei curiosa. beijos, pedrita
Vou colocar em minha lista de desejáveis leituras...infelizmente minhas avós faleceram ante do meu nascimento, mas aprendo só de ouvir histórias sobre elas...aprendo também com as histórias de minha mãe e irmã mais velha...se o livro reforça a importância de valorizar esses aprendizados com a família, então deve realmente valer a pena ser lido. Valeu pela dica! Beijo
Que legal! Chegou o dia da minha resenha!
Obrigada!
Beijos,
Menina que livro é esse viu? Fiquei impressionada com o que você escreveu. Ele deve ser maravilhoso. Nao conhecia a autora.
Fiquei impressionada quando li a sua resenha sobre este livro no seu blog.
Que dica maravilhosa.
Um beijao e obrigada
Soninha,
Fiquei interessada neste livro, adoro temas assim.
Anotado, valeu!
bjs cariocas
Estou lendo este livro e estou encantada. A forma como a autora escreve faz-me sentir que ela está ao meu lado, conversando comigo segurando as minhas mãos com carinho, enquanto a boca sorri e fala ternamente.
Esse livro é daqueles que vale a pena ler!! ter, reler...
Postar um comentário