quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fragmentos da Vida - Antonio Borges
247 páginas - Editora Helvécia
Gênero: Biografi, história de vida

Por que leu este livro?
Minha filha foi ao congresso de Hanseníase em Salvador e gostou do palestrante. Então, comprou o seu livro e me deu para ler.
O livro é sobre...
É sobre a hanseníase. São paginas de muito sofrimento e superação,o autor nos dá exemplo de como sofrer sem perder a esperança e a fé em Deus!
É esta força que faz com que siga em frente atravessando os obstáculos que a vida, às vezes, nos oferece, sem reclamações. Revolta sim existe de ele ver o pouco caso das autoridades competentes com uma doença terrível que deixa seqüelas e principalmente o preconceito.
Pontos fracos?
Não encontrei.
O que achou mais interessante?
O lirismo que o autor usou em meio ao sofrimento, tornando uma leitura agradável e interessante apesar de tudo. Dando uma vontade danada de participar e de ajudar a todos.

Para quem recomenda?
Para todos!Um pouco de sensibilidade faz bem.

Que nota você dá?
10






Maria de Lourdes

11 comentários:

Luz de Vagalume disse...

Este livro é maravilhoso!Que bom que esta sendo divulgado neste Blog!Parabéns!!!
Vera Nascimento

Marcos Luiz N Gregorio Marcos Gregorio disse...

O livro realmente merece ser lido, coloca o leitor dentro de uma embalagem, na qual o mundo é visto de uma maneira bem diferente, que poderia ser visto como um mundo de dificuldades e poucas esperanças para quem não tem fé, fé na qual nos ajuda a superar todas estas barreiras, preconceitos, indiferenças etc ,e nos incentiva a dar mais valor a nossa vida. PARÁBENS !
Marcos Gregório

Sargas disse...

O livro é muito bom, mais pessoas deveriam seguir o exemplo do autor. Parabéns

DASFFEL disse...

Adorei a escolha desse livro!uma obra maravilhosa! pois a forma dele descrever Os sentimentos relacionados a esta doença como
o medo, a vergonha, a culpa, a exclusão social, a rejeição e tudo aquilo que faz parte do cotidiano do hanseniano me emocionou bastante. Os relatos
apresentados no livro evidencia
as dificuldades enfrentadas pelos hansenianos .vale muito a pena ler esse livro!!eu recomendo!!

RENATA CORDEIRO disse...

1000000****************** para vc Lourdes.
Parabéns!!!!

Superação? Eu não enxergo! Um tantinho de nada. *Diabetes infantil* Faço tudo no tato, no sentir. E é no dia, nada preparado, Superação voto mesmo!!!!

***

Para outros que não tu e eu

*Jurou-me eterno amor. A noite ia cahindo
E, entre outras phantasias,

Eu disse-lhe sorrindo:

Se Deus surgisse agora, aqui, perante nós

O que é que lhe dizias?

- Que nos deixasse sós...

AUGUSTO GIL*

Beijos*
Renata

Tucha disse...

Durante algum tempo trabalhei com pacientes portadores de hanseniase e tive oportunidade de conhecer o Borges. O livro é realmente uma história de superação e crescimento.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Lourdes, muito interessante a sua resenha. Acho que precisamos mesmo como você escreveu. ler algo mais sensivel e a sua dica é perfeita. Nao conhecia o livro.

Valeu e muito obrigada.

Ivaneide Morais disse...

Em um estilo claro e de agradável leitura o autor, em pouco mais de 200 páginas, numa visão de ex portador da hanseníase, vai levando o leitor, a refletir nossa capacidade de lidar com desafios da vida(entender e dominar problemas) e o direito de ser feliz (respeitar e defender os próprios interesses e necessidades).As dificuldades enfrentadas por quem desenvolveu uma deficiência e é vítima de comentários constrangedores e de discriminação demandam sensibilidade e motivos para superá-lo. O diagnóstico de hanseníase é impactante para a maioria das pessoas acometidas.
D. Lourdes, obrigada por indicar esta leitura, com clareza e elegância, espero que profissionais de saúde, políticos, enfim, todos que tiver oportunidade, leiam e faça uma reflexão desses relatos de fatos, causados por preconceitos e falta de informação.

ANA WYLMA disse...

Dona Lourdes,parabéns pela iniciativa de ler um livro e por recomendá-lo.
Para mim, trata-se de um relato histórico da hanseníase no Brasil. É o depoimento de um homem que teve hanseníase e retratou no livro, a sua agonia e indignação com as condições de vida as quais os doentes eram submetidos.
Tive oportunidade de conhecê-lo em 2002,no Congresso em Salvador, e também adquiri o livro, autografado por ele.
A senhora mostra-se uma pessoa sensível aos problemas sociais e de saúde pública, assim como a sua filha que lhe presenteou com o livro.
Abraços, Ana Wylma (Coordenadora Estadual do Programa de Prevenção de Hanseníase de Pernambuco e, agora, sua admiradora por comungar com a "nossa causa").

Unknown disse...

Ótima leitura! Conheci o Borges pessoalmente, ele era um exemplo de vida e superação. O objetivo dele, era através de suas obras, incluindo Fragmentos de Vida, reintegrar as pessoas acometidas pela hanseníase na sociedade, foi um dos fundadores do Movimento de reintegraçao das pessoas atingidas pela hanseníase (MORHAN) e lutou pela igualdade até a sua passagem para a espiritualidade. Parabéns pela divulgação. Muita gente não tem ídéia do sofrimento imposto a seres humanos em antigos
leprozários. Quem estiver interessado em conhecer o Morhan entre em contato: www.morhan.org.br / 0800 26 2001

Nathi disse...

Não li...Mas achei interessantíssima a sua descrição!!

Estudo na área da saúde e é vergonhoso o número de doenças negligenciadas no nosso país!

Revoltante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...