segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

WHITOUT CONSCIENCE

Without Conscience - Dr. Robert Hare
236 páginas - Guilford
Gênero: Psicologia

Por que leu este livro?
Há anos pesquiso sobre psicopatia e comprei o livro para compreender melhor o tema
O livro é sobre...
Uma análise sobre a psicopatia em seus variados graus. Dr. Robert Hare é um dos mais antigos e prestigiosos estudiosos da psicopatia da atualidade. Em Without Conscience, o psicólogo canadense argumenta que ao contrário do que muitos estudiosos acreditam, a psicopatia difere da sociopatia e da personalidade antisocial (termo psiquiátrico para um conjunto de ações criminosas).
Para Hare, nem todos os psicopatas são criminosos e nem todos os criminosos são psicopatas. Ele desenvolveu uma lista contendo as diversas características que ajudam a identificar um psicopata: grandiosidade, ausência de culpa e remorso, impulsividade, irresponsabilidade, comportamento antisocial etc. O autor aponta que não existem tratamentos eficazes para a psicopatia porque os psicopatas não sofrem de doença mental, não são psicóticos e são plenamente capazes de distinguir o certo do errado.
Eles apenas não se importam. Seu texto é lúcido e conta com inúmeras descrições de casos e entrevistas com psicopatas e prisioneiros notórios que tornam a leitura mais compreensível e acessível. Os capítulos são divididos de forma a explicar as principais características dos psicopatas, a maneira como eles lidam com suas emoções, por que eles são como são, os psicopatas do colarinho-branco e como distinguir os psicopatas do resto da população. O livro é obrigatório para todos os que têm interesse pelo tema e gostariam de aprender de forma prática e simples como se proteger contra esses parasitas que assolam nossa sociedade.

Pontos fracos?
Nenhum

O que achou mais interessante?
Robert Hare é o maior especialista em psicopatia em atividade e seu livro nos permite compreender, sob a ótica da psicologia forense, como a mente dos psicopatas funcionam, apresentando as características emocionais e sociais mais frequentes nesses indivíduos e a fazer uma distinção entre os psicopatas que matam e os que são perniciosos para a sociedade de outras maneiras.

Para quem recomenda?
A todos que como eu apreciam o tema e têm interesse em compreender melhor o comportamento dos psicopatas.
Que nota você dá?
10

L

8 comentários:

Leci Irene disse...

Hummmmm!!!!! Se eu ganhar, leio... Pois que se não a gente chega a conclusão que todos somos doentes mentais!!!!!!!!! E.... devo estar entre os psicopatas "levemente prejudiciais"!!!!!!!

Unknown disse...

oi amiga vim conhecer esse cantinho e amei,parabens tudo de bom por aqui,te desejo uma semana de muitas bençãos

Anônimo disse...

Leci, muitas pessoas acreditam mesmo que eles sao loucos ou sofrem de algum distúrbio mental, mas a maioria deles não sofre de nada disso. O livro é muito bom e informativo. Abraço

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eliane, nunca li nada dele. Mas concordo com ele quando ele diz que:
..."nem todos os psicopatas são criminosos e nem todos os criminosos são psicopatas."

Sou da mesma opiniao.

Dica anotada.

valeu.

A Cor da Imaginação disse...

Menina essa resenha é super diferente, pois é comum temos aqui mais resenhas sobre romances. O tema é instigador.

Bia disse...

Eli, na faculdade fiz um trabalho sobre isso que me deixou bem interessada nesse assunto.

bjs

Anônimo disse...

Bia e o Georgia, eu acho que mais pessoas deviam se interessar por esse tema porque ele afeta a sociedade como um todo. Nem todos os psicopatas vão se tornar serial killers sanguinolentos, mas todos os psicopatas são letais para a sociedade de alguma forma (mentem, roubam, traem, falsificam etc.). Há vários outros livros no mercado, em português e inglês, que nos ajudam a entender melhor a mente desses parasitas. Abraços

Sonhos melodias disse...

Eliane, muito boa essa sua dica. Realmente convivemos numa soicedade onde lidamos com todo tipo de pessoas e personalidades. Muias, sem dúvida, doentias. Ler esse livro nos leva a conhecer e desvendar melhor as diversas nuances da psiquê. Sugestão anotada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...