quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DEWYE - Um gato entre livros

Dewey - Um gato entre livros - Vicki Myron e Bret Witter
266 páginas – Editora Globo
Tradução: Helena Londres

Por que leu este livro?
Principalmente porque gosto de gatos e Dewey é a
história real de um gatinho.

O livro é sobre...
A história do gatinho laranja encontrado na caixa de devoluções da Biblioteca Pública de Spencer, Iowa, EUA, numa fria manhã de janeiro de 1988. Daquele momento em diante, o gatinho viveu na biblioteca por 18 anos.
Dewey Readmore Books, com seu jeitinho delicado e sociável, conquistou os funcionários da biblioteca. Logo em seguida, os frequentadores costumeiros do lugar. Logo novas pessoas frequentavam a biblioteca, muitas delas vinham só para ver o gato. Jornais do país inteiro falavam sobre ele, revistas, programas de rádio, documentários.
Pessoas vinham de todos os cantos dos EUA para conhecê-lo. A história de sua sobrevivência e de como amava as pessoas acima de tudo correu o mundo.
O livro não é apenas a história do gato: é a história de Spencer e de Iowa, e também a triste história da vida de Vicki Myron, diretora da biblioteca. Vítima de um erro médico durante o parto de sua filha Jodi, teve retirados útero e ovários com apenas 24 anos. Sofreu diversas cirurgias. Conviveu com o marido alcoólatra e com a difícil relação com Jodi. Precisou recorrer à seguridade social num momento crítico, mas com a ajuda do governo conseguiu se formar na universidade aos 32 anos. E depois fez mestrado em biblioteconomia para administrar a biblioteca pública de Spencer.
O que achou mais interessante?
Primeiro a história de sobrevivência do gato e suas travessuras na biblioteca, mas também seu papel na recuperação da cidade de Spencer durante uma situação difícil. Além disso, Dewey aproximou as pessoas e serviu de apoio e motivo de felicidade para elas; tornou-se o centro de uma comunidade. Também, gostei muito de conhecer a Iowa rural, seus altos e baixos. Adorei descobrir o papel da biblioteca no convívio social da cidade e principalmente conhecer um exemplo de comunidade e cooperação que são os cidadãos de Spencer.
Pontos fracos?
Só acho que quem inicia a leitura pensando somente em conhecer o gato, pode se decepcionar, pois metade da história é sobre a vida de Vicki e a história da cidade. Mas eu não me decepcionei.
Para quem recomenda?
Pelo exemplo que é Dewy, Vicki e os cidadãos de Spencer.
Que nota você dá?
9
Monique - Blog

7 comentários:

Unknown disse...

Eu vi esse livro na Saraiva e adorei a capa e a sinopse, tbm adoro gatos e com certeza vou colocar esse livro na minha lista de futuras leituras.

Beijos

http://asmeninasqueleemlivros.blogspot.com/

Leci Irene disse...

Como eu digo: anotado!!!!!! Na minha lista está!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Adorei a idéia deste livro.Não me atraiu muito para a leitura, mas achei uma graça e a resenha ótima!

Beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Gostei muito da resenha embora nao seja fa de livros com histórias de bichos. Só nao entendi a resposta da Monique "Para quem ela recomenda?"

Fiquei voando...

Natália Alexandre disse...

Eu ganhei esse livro de aniversário, mas ainda não li...

E ainda estou devendo uma "entrevista" com vocês.

Desculpa :)

bjss

Cristi@ne disse...

quero ler...vou procurar o livro...obggg...bjsssss

Josiana Rezzardi disse...

Sou louca pra ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade!
A sinopse me deixou com ainda mais vontade!
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...