segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Crianças Refugiadas em Moçambique

Crianças Refugiadas em Moçambique - Um Drama na África - Grace Olsson
111 páginas - Editora Novitas
Gênero - Depoimento

Por que resolveu ler este livro?
Por acompanhar o blog da Grace Olsson há algum tempo, pude sentir o quanto ela abraçou a causa das crianças refugiadas africanas. Quando ela lançou o livro, senti muito interesse em ler as experiências vividas pela Grace no campo de Maratane em Moçambique.

O livro é sobre...
As crianças refugiadas no Campo de Maratane em Moçambique. Sob a perspectiva histórica, Grace começa o livro traçando algumas considerações sobre a questão dos povos africanos refugiados, situando-os num contexto de guerras civis, conflitos tribais ou religiosos.

Grande parte destes refugiados são crianças indefesas, que muitas vezes tornam-se órfãs e que no curso dessa diáspora , acabam sofrendo todo tipo de miséria, já que perdem seu passado, a infância, passam fome, sede e muitas delas sofrem abusos sexuais.
Esta é uma pesquisa de campo onde a autora relata o que vê e por meio de entrevistas, vai mapeando como funciona aquele campo de refugiados. O livro ainda contém fotos produzidas pela própria autora que nos ajudam a sentir a dimensão do problema.

O que achou mais interessante?
Eu diria 'impactante' - o depoimento de uma menina que dizia que havia sido violentada duas vezes. Senti revolta e ao mesmo tempo incapaz de não poder mudar o destino daquela pequena vítima.

Pontos fracos?
Não há pontos fracos, há relatos muito tristes, de uma realidade nua e crua de crianças vivendo num campo de refugiados com mínimas condições de sobrevivência.

Para quem indica?
Para todos os que gostariam de conhecer como funciona um campo de refugiado na África, para aqueles que desejam conhecer um depoimento verdadeiro do sofrimento daquelas pessoas, relatado por alguém que esteve lá, viu, sofreu e compartilhou o sonho de mudar a vida delas, ou de pelo menos, ajudá-las de alguma forma a amenizar a dor por viverem 'ilhadas' naquele campo de Maratame, sem muitas esperanças de dias melhores.
Porém, a compra deste livro ajuda diretamente a mudar um pouquinho a vida daquelas crianças, então eu indico este livro também para aqueles que mesmo sentindo-se incapazes de mudar aquela situação, como eu me sinto, podem contribuir comprando-o, a fim de amenizar a vida de alguns. Nós não podemos mudar o mundo por inteiro, mas se cada um de nós fizermos uma pequena parte, poderemos transformar a vida de algumas pessoas. Caso estejam interessados em comprar o livro, entrem em contato com a própria autora, através de seu blog.

Qual a nota?
10! Pela coragem da Grace de ter ido tão longe, enfrentado tantos obstáculos e, com este livro, nos faz ver o quanto temos que valorizar nossa cama, a nossa casa, a nossa família - pai, mãe, irmãos, o alimento, a água. Somos ricos, amigos, e nem nos damos conta disso.

Sônia - Blog

9 comentários:

Meire disse...

Sonia parabens pela indicaçao, o livro da Grace realemnte é imperdivel.

Bjs

Meire

http://graceolsson.com/blog disse...

Sonia, obrigada pelo apoio. E por ter falado tao bem do meu livro. Ainda nao mostrei a realidade do Campo. No total..Coisa que vou fazer no próximo livro que será bem mais volumoso.
Bjs e dias felzies

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Gostei da indicação, gosto de livros assim, que são realiades trazidas de um jeito especial!!

Beijos e uma linda semana, com muita sombra e água fresca!!

Pedrita disse...

nossa, fiquei interessada. eu li infiel, sobre a ayaan q nasceu na somália e ela conta um pouco dos conflitos no país q ela nasceu e na etiópia. é muito triste. eu nunca me esqueço na tv as crianças esquálidas no colo das mães e ouvir a notícia q os grupos guerrilheiros impediam q os alimentos da cruz vermelha chegassem. fiquei desesperada na época. vou ver se leio esse livro. beijos, pedrita

Pedrita disse...

essas imagens q vi na tv eram da etiópia há vários anos.

Beth/Lilás disse...

Querida Sonia,
Lindo seu relato e estou em falta com a Grace, pois tenho que encomendar este livro correndinho.
beijos cariocas

Maria Lúcia disse...

Oi
O gostoso é à quando o
autor da uma colher de
chá esse blog é muito
bom.
Beijos...
Lúcia.

Blog do Beagle disse...

OLá, Sonia. Parabéns pela participação. Bjkª. Elza

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Sonia querida, obrigada pela resenha.

Um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...