segunda-feira, 20 de abril de 2009

DIA 20! ENTREVISTA COM O AUTOR!

A Magia das Especiarias - Janaína Amado e Luiz Carlos Figueiredo
Atual Editora - 32 páginas
Gênero: História

Por que escreveu este livro?
Luiz Carlos Figueiredo e eu havíamos voltado de uma estadia de mais de um ano em Lisboa, dedicada à pesquisa. Havíamos entrado em contato com livros e documentos preciosos sobre diversos assuntos ligados às grandes navegações portuguesas e aos primeiros anos dos europeus no Brasil.

Queríamos transmitir um pouco de toda essa informação aos nossos estudantes, que não estavam tendo acesso a ela. Por outro lado, aproximavam-se as comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Juntando isso tudo, imaginamos uma coleção com seis livros e apresentamos o projeto à Editora Atual, que aceitou publicá-los.

“A Magia das Especiarias” trata do medo e do fascínio dos mares, das viagens dos alimentos através da história, principalmente na época das navegações, e das viagens marítimas de Pedro Álvares Cabral, Américo Vespúcio e Vasco da Gama, procurando explorar pontos importantes mas pouco conhecidos delas. É fartamente ilustrado, as imagens procurando enriquecer e complementar o texto.

O livro é sobre...
A história das especiarias, esses deliciosos e mágicos temperos sem os quais hoje não vivemos. Começa com o papel das especiarias no mundo antigo, concentra-se na grande expansão que elas tiveram nos séculos XV e XVI — a busca das fontes produtoras mundiais de especiarias e o controle do seu comércio contribuíram muito para as grandes navegações marítimas e para as colonizações modernas, como a do Brasil —, e termina com as especiarias no mundo de hoje.
É uma primeira abordagem, simples mas atual e bem pesquisada, sobre o assunto. Tem agradado nas escolas, e tem sido lido também por adultos interessados no tema.

Quais os pontos positivos de escrever sobre este(s) assunto(s)?
Bom, esse é um tema realmente saboroso, uma forma agradável e interessante de começar a conhecer um período fascinante da história.

E os pontos negativos?
Sinceramente, não vi pontos negativos.
Como conhecer melhor o seu trabalho?
Nos blogs: http://acreditandonotruque.blogspot.com
http://enredosetramas.blogspot.com
Onde comprar os livros?
Em todas as livrarias ou clique aqui.



Janaina Amado foi nossa autora do mês. Quer alguém passando por aqui? Dê sua sugestão que a gente busca o autor!

4 comentários:

Jens disse...

Até onde pude perceber trata-se de uma obra atraente para os estudantes que estão iniciando o caminho do conhecimento na história das grandes navegações. Acho particularmente interessante porque aborda as "especiarias" - no meu tempo de estudante mencionadas assim, sem mais explicações, o que me deixava intrigado (da mesma maneira que a misteriosa "mirra" dos 3 Reis Magos). Considero essencial livros que, além de trazer conhecimento,despertem nos jovens - e nem tão jovens assim - o apetite por novos descobertas. Parabéns aos autores.

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Adorei! Parece bem legal! É sempre bom aprender história de uma perspectiva diferente. Ano passado fui a Portugal e fiquei com vontade de estudar um pouco mias sobre as relações com o Brasil. Parebéns por seu trabalho.

beijocas

Flavia Mariano

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu li o livro da Janaina. Babei. Rico em conteúdo, em história, em imagem. O livro é mesmo sensacional. Nos leva a viajar através das histórias de cada condimento. Nunca que eu imaginei tantas dificuldades para se negociar as especiarias e como tudo isso chegou também até nós.

É um livro que eu recomendo.

Janaina, obrigada pela entrevista.

Um grande beijo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Entao, veja se seu nome já consta na lista de quem gostaria de ganhar o livro: Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar, um presente da editora Zahar para as leitoras do nosso blog.

1) Eduardo
2) Elaine
3) Compulsao Diária
4) Janna
5) Vanessa
6) Nilda
7) Déa
8) Tatiane Lugato
9) Renata
9) Paulinha (Canetas Coloridas)
10) Paula
11) Vivi
12) Seguidora de livros
13) Serena Flor
14) Calu
15) Renata Nogueira
16) Claudia Ellero
17) Bel
18) Gisele
19) Lili
20) Nade
21) A vida é uma arte
22) Carolina
23) Maria Augusta
24) Patricia Canarim
25)Segunda Impressao
26) Tucha
27) Na.
28) Sandra
29) Michelle Müller
30) Giselle
31) Grace
32) EU
33) Calú
34) Dora
35) Marie
36) Ronald
37) Wagner
38) Y.
39) Glenda Dimuro
40) Nadja Saori
41) Ana Luiza F.
42) Cristiane Marino
43) Cissa
44) A cor da imaginacao
45) Beth Lilás
46) Maria Luiza Vargas
47) Mariel
48) Ferreiros
49) Monika
50) Ester
51) Olho do pombo


Entao..., se seu nome NAO está na lista, e você gostaria de participar do sorteio do livro, basta deixar um comentário:

"Eu quero participar".

Um abraco e boa sorte a todas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...