sábado, 28 de junho de 2008

O MUNDO DE SOFIA


“O mundo de Sofia” - Josten Gaarder (professor de filosofia do ensino secundário)
547 páginas - Cia das letras
Gênero: romance da história da filosofia.

Por que resolveu ler o livro?
Porque falava sobre questões filosofais, que são aquelas que o ser humano se faz como: De onde eu vim, para onde vou? Quem sou eu? Existe vida após a morte, existe vida antes de nascer? O que é felicidade?
O livro é sobre...
É a história de uma menina chamada Sofia Amudsen, personagem principal do livro. Ela é uma jovem adolescente, estudante que num determinado dia começa a receber cartas anônimas. Sua vida mudou completamente por conta das perguntas sobre questões existenciais. As cartas na verdade passaram a aguçar-lhe a curiosidade como: Quem é você? De onde você vem? Você sabe como começou o mundo? O escritor Jostein Gaarder conduz a trama de se levar a sonhar e a indagar de forma fantástica. O que se apresentava antes como um mundo misterioso se revela agora diante dos nossos olhos como fascinante e indispensável maneira de filosofar.

O Mundo de Sofia foi publicado em 1991. Escrito originalmente em norueguês, já foi traduzido para mais de 50 línguas. O livro funciona como um guia básico de filosofia e sua edição em português encontra-se em sua 57ª reimpressão.

O que achou mais interessante?
A maneira como ele escreve sobre filosofia sem fazer a gente se sentir burro. Ele nos apresenta os grandes pensadores da humanidade como:Sócrates, Platão,Hegel entre outros, assim pude compreender de onde vieram certos pensamentos, como o que é considerado óbvio hoje era um disparate ontem e pode ser um absurdo amanhã.
Também achei interessante quando o autor diz que a única coisa que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos surpreender com as coisas e questionarmos.
Pontos fracos?
Não vi.

Para quem indica?
Para todos. Em particular para quem gosta de história e questões filosofais.
De um a dez, qual nota você dá?
Você também leu este livro? Ou quer saber mais sobre ele? PARTICIPE!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@yahoo.com.br

8 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Si, obrigada por aceitar ao nosso convite.
Eu também li o livro. Achei fantástico e viajei com cada carta que a Sofia recebia. Aliás nome bem escolhido pelo autor por ter o significado "sabedoria", tudo envolvido na magia da filosofia. É exatamente como vc descreveu: ele fala de filosofia, dos grandes personagens que a história conhece e nao fica chato. Pelo contrário, a cada carta recebida a gente fica curiosa para saber quem é.

Um grande abraco

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Este livro é um clássico, mas nunca peguei e sentei para ler, mas seu post ficou tão bacana que deu vontade de sair correndo para comprar!

Bjos

Flavia

Anônimo disse...

já li. há muitos anos. È realmente muito bom. Os demais deste escritor tbém são bons! Carol

Maria Fernanda disse...

Olá,
já li e adorei.
bjs

Anônimo disse...

Li esse livro quando estava no 1o ano do colégio, e tinha a disciplina de filosofia! Lembro q na epoca eu achei um saaaccoooo!! Mas um ano depois resolvi dar outra chance ao livro. A história é muito interessante, mas oq eu acho meio chato são as partes de filosofia. Tambem, naquela epoca, eu não estudava psicologia ainda... um dia acho q darei outra chance a essa livro!

bjs,
Bia

Celia Rodrigues disse...

Aí está um dos livros que quero muito ler!

Fábio Mayer disse...

Já li esse livro.

É bom e vai bem até 3/4 da obra, depois desanda.

EM verdade, é ótimo como um tratado de história da filosofia, razão que me fez gostar muito dele, mas quando a filosofia dá lugar ao romance, ele se perde.

Mesmo assim eu recomendo.

Anônimo disse...

Este livro eu comprei andava na escola, pois gostava muito da disciplina de Filosofia e gostava muito de ler... mas a verdade é que ainda hoje, não o acabei. Já lá vai 15 anos. No entanto, reconheço a capacidade do autor falar de filosofia de uma forma perceptível para todos, mesmo aqueles que pouco ou nada percebem do assunto. O que menos me agradou foi a história das cartas. Para mim, é história para Boi dormir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...