“O QUINZE” – Raquel de Queiroz
157 páginas – José Olympio Editora
157 páginas – José Olympio Editora
Gênero: Literatura Brasileira
Por que leu este livro?
Eu precisava ler O QUINZE para fazer uma prova de Literatura comparada, mas, na verdade, sempre tive curiosidade por essa obra da Rachel de Queiroz, pelo fato de ser seu primeiro romance, escrito quando ela ainda não tinha nem vinte anos.
O livro é sobre...
A seca de 1915 no sertão nordestino, uma das piores secas da história, e que Rachel, nascida cinco anos antes, viveu na sua infância. Num cenário de fome e miséria, o livro narra a luta pela sobrevivência de pessoas que perderam tudo o que tinham sob o sol abrasador do sertão cearense, interpondo a saga de uma família de retirantes a um romance entre um vaqueiro sem estudos e uma professora.
O que achou mais interessante?
A maturidade da autora, que, aos vinte anos, passeia por um tema de difícil abordagem com autoridade e segurança de uma escritora experiente.
Pontos fracos?
Talvez tristeza e falta de esperança em excesso, o que, de forma alguma tira o brilho que a obra irradia.
Para quem indica?
A todos aqueles que querem ler um bom romance de uma das escritoras mais talentosas da literatura brasileira. Indico também, a todos que reclamam da vida, achando que seu problema é a coisa mais importante do mundo. Existem coisas bem piores, acreditem...
De um a dez, qual nota você dá?
Frodo - http://frodooliveira.zip.net
Também leu este livro? Quer saber mais sobre ele? PARTICIPE!
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@yahoo.com.br
Você deseja participar com a leitura de um livro???
Envie seu email que entraremos em contato:
elasestaolendo@yahoo.com.br
4 comentários:
Frodo, eu nao conheco o livro, mas eu me lembro que fazendo um curso de teatro uma vez na Tijuca, meu professor encerrou o curso com uma peca de teatro que se chamava "A seca" e o texto foi baseado nesse livro da Raquel. Nessa época, adolescente, nem sabia o que era a seca no nordeste e fiquei chocada em saber que no Brasil existia algo assim e eu completamente alienada de tudo. Foi como você comentou "prá quem você indica o livro", para as pessoas que pensasm que têm grandes problemas..., é isso mesmo. Quando lemos tal coisa ao menos passamos a pensar que a nossa vida é um marde rosas.
Esse livro deve ser mesmo muito interessante.
Grande abraco e obrigada pela participacao.
É interessante ter este livro aqui no blog, porque é de uma escritora brasileira. A maioria dos autores por aqui são estrageiros e confesso que a maioria dos livros que leio não são de autores brasileiros. Por isso, fiquei muito feliz ao ver sua dica de livro.
Valeu a dica Frodo.
Bjos
Flavia Mariano
So por ser livro da Raquel ja é algo valiosissimo e tendo indicação do nosso querido amigo/escritor Frodo com ctz é obra prima.
Bjosss
Frodo, eu conheco essa literatura, tb tive que estuda-lo para prestar vestibular.
bjs
Postar um comentário