quarta-feira, 16 de março de 2011

Um livro que poderia virar filme

Livros e filmes marcam a nossa vida! São histórias que nos fazem ver nossas próprias vidas ali naquelas páginas ou na tela.

Por isso, resolvemos conferir como essas histórias tocam algumas de nossas leitoras e, claro, de quebra pegar algumas dicas do que ver e ler!

Também quer participar? Responda as perguntas a abaixo e enviei para: elasestaolendo@gmail.com

E, quem inaugura esse quadro, hoje, é uma leitora de longa data, Pedrita!

1- Um livro ou filme que te faz lembrar alguém na sua vida. 

O filme O Vento Levou lembra a minha mãe. Ela sempre amou esse filme e quando teve uma edição especial de clássicos em um cinema fez questão de me levar. Eu fiquei encantada. 

O livro Ilusões Perdidas do Balzac lembra uma antiga vizinha da casa que morei boa parte da minha infância e adolescência. Eu já tinha devorado todos os livros da minha mãe, que não eram muitos, e ia na vizinha pegar emprestado. Ela falou que eu podia pegar também os que estavam no celofane e fiquei emocionada, a sensação de ler um livro pela primeira vez, eu que sempre lia livros depois de vários outros, foi uma grande emoção. Foi um dos primeiros clássicos que li e fiquei fascinada.

 2- Um livro que você gostaria que virasse filme. 

Eu queria muito que o livro Dois Irmãos do Milton Hatoum virasse filme, mas acho que isso já está para acontecer. Se não virar filme acho que está previsto de virar uma mini-série.

Também gostaria que O Sol se Põe em São Paulo do Bernardo Carvalho virasse filme. É sensacional!

3- Personagem de um livro ou filme, homem ou mulher  e por quê?

Sempre me fascinou o Zenão, médico, filósofo e alquimista do livro a Obra em Negro da Marguerite Yourcenar. Ele começa por conta própria a desvendar o corpo humano no século XVI.

Também fiquei fascinada com Barão das Árvores do Italo Calvino. Esse personagem fica cansado da humanidade e resolve viver nas árvores. Aos poucos, ele começa a criar uma cidade em árvores. 

4 - Um livro ou filme que te impressionou?

Um livro que me impressionou muito foi a Montanha Mágica do Thomas Mann. O protagonista vai para a Suíça se internar para curar da tuberculose. O tempo ocioso ele gasta com mais dois internos, um jesuíta. Os três passam a discutir sobre fé, religião, ateísmo. É fantástico!

Sou apaixonada ainda pelo livro O Amor Nos Tempos do Cólera do Gabriel García Marquez, o meu preferido desse autor.

Filme que me impressiona muito é a Igualdade é Branca do Kielowski, um dos meus diretores preferido. É um filme triste e complexo sobre relacionamento, traição e com muitos silêncios.

Outro filme que amo de paixão é Lavoura Arcaica do Luiz Fernando Carvalho. É sobre uma família libanesa, patriarcal que vive em uma fazenda no Brasil. O pai é muito austero e os filhos sofrem com a sua possessão.


 Pedrita é a escritora do blog: Mata Hari e 007
Há  mais de 8 anos ela escreve dando dicas de  filmes, recitais, shows e livros!




Participe? Basta responder as perguntas acima e enviar para: elasestaolendo@gmail.com

6 comentários:

Caca disse...

Gostei muito desta participação e das escolhas, todas de muito bom grado. Aproveitei e dei uma trinadinha para a minha futura participação, rsrs. Abraços. paz e bem.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Pedrita, adorei as tuas dicas.

Valeu.

Bjao

Pedrita disse...

obrigada, adorei que publicaram. li q o filme dois irmãos será filmado pelo luiz fernando carvalho, o mesmo do filme lavoura arcaica q amo. foi uma feliz notícia. beijos, pedrita

Paulo Cassiano disse...

quanto custa licenciar um livro, para que ele vire filme ou novela?

Pedrita disse...

paulo, acho q depende da obra. do mesmo modo que um autor como paulo coelho custa muito para uma editora. é como um passe de um jogador. deve ter um preço padrão mínimo, mas a importância da obra, prêmios, deve elevar esse valor.

olhodopombo disse...

Concordo com quase tudo da Pedrita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...