206 páginas - Editora Planeta
Gêrno: Biografia, hitória de vida
Dica da semana da campanha "24 livros em 2010"
Dica da semana da campanha "24 livros em 2010"
Por que leu este livro?
Estava na livraria e me interessei por ele por falar sobre os conflitos na África. Gosto muito deste tema.
O livro é sobre...
O livro é sobre Maratu Kamara e como sobreviveu à guerra civil em Serra Leoa de 1991 a 2002. Ela narrou o que passou durante este período para a jornalista canadense Susan McClelland que transformou em livro.
Pontos negativos?
O livro é mal revisado, apesar de ser editado por uma grande editora. Já nas primeiras páginas você já encontra vários erros de português, letrinhas que foram esquecidas ali.
Além disso, a narrativa é meio lenta... Falta contar a história em si e narrar a emoção como em livros “Muito longe de casa” e “Sobrevivi para contar” que também fala de jovens que sofreram com as guerras civis na África. Mas, parece que o livro perdeu muito de sua força na tradução.
O que mais gostou?
Da história em si. Do fato de uma menina ter sofrido tanto e o mundo poder ler esse relato. Os outros livros que lia sobre esse assuntos, todo mundo saia ileso fisicamente, nesse caso, Mariatu teve as mãos cortadas e o impacto é outro. Emocionante e forte.
Para quem indica?
Para quem gosta de saber sobre histórias de superação. Maratu diz: “Quero dizer às pessoas que somos mais fortes do que as coisas que acontecem conosco.”
E também indico para que gosta de saber sobre história do mundo e conflitos sociais.
Nota?
8.
Flavia Mariano - www.flaviamariano.com
6 comentários:
Adoro livros que contam fatos jornalisticos. Acredito que seja minha narrativa preferida. Mas, esse ai tem que ter coragem para ler hein? A menina com as maos cortadas, muito triste. Eu sofro lendo essas coisas, e voce?
Bjos,
Cam
Ei Camille, eu também sofro. Como disse, nunca tinha lido um desses livros em que o personagem tivesse seuqelas físicas, mas a menina encara tudo de uma maneira tão forte que vale a pena.
Beijos
Adoro esse tipo de livro também e gostei demais dessa dica! vou procurar pelo livro!
beijos
Oi Flavia,
Que sugestão interessante para nós. Gosto muito de ler histórias reais e de superação. A gente aprende e reflete muito.
Bjs
Flávia, adoro livros assim. Comprei agora qdo estivemos no Brasil um livro também que conta a trajetória de uma família onglesa na África.
Bjao
onde faço o download do livro ?
Postar um comentário