sábado, 21 de agosto de 2010

A MORDIDA DA MANGA

A mordida da manga
206 páginas - Editora Planeta
Gêrno: Biografia, hitória de vida

Dica da semana da campanha "24 livros em 2010"

Por que leu este livro?
Estava na livraria e me interessei por ele por falar sobre os conflitos na África. Gosto muito deste tema.

O livro é sobre...
O livro é sobre Maratu Kamara e como sobreviveu à guerra civil em Serra Leoa de 1991 a 2002. Ela narrou o que passou durante este período para a jornalista canadense Susan McClelland que transformou em livro.

Pontos negativos?
O livro é mal revisado, apesar de ser editado por uma grande editora. Já nas primeiras páginas você já encontra vários erros de português, letrinhas que foram esquecidas ali.

Além disso, a narrativa é meio lenta... Falta contar a história em si e narrar a emoção como em livros “Muito longe de casa” e “Sobrevivi para contar” que também fala de jovens que sofreram com as guerras civis na África. Mas, parece que o livro perdeu muito de sua força na tradução.

O que mais gostou?
Da história em si. Do fato de uma menina ter sofrido tanto e o mundo poder ler esse relato. Os outros livros que lia sobre esse assuntos, todo mundo saia ileso fisicamente, nesse caso, Mariatu teve as mãos cortadas e o impacto é outro. Emocionante e forte.

Para quem indica?
Para quem gosta de saber sobre histórias de superação. Maratu diz: “Quero dizer às pessoas que somos mais fortes do que as coisas que acontecem conosco.”

E também indico para que gosta de saber sobre história do mundo e conflitos sociais.

Nota?
8.
Flavia Mariano - www.flaviamariano.com

6 comentários:

Camille disse...

Adoro livros que contam fatos jornalisticos. Acredito que seja minha narrativa preferida. Mas, esse ai tem que ter coragem para ler hein? A menina com as maos cortadas, muito triste. Eu sofro lendo essas coisas, e voce?
Bjos,
Cam

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Ei Camille, eu também sofro. Como disse, nunca tinha lido um desses livros em que o personagem tivesse seuqelas físicas, mas a menina encara tudo de uma maneira tão forte que vale a pena.

Beijos

Sandra disse...

Adoro esse tipo de livro também e gostei demais dessa dica! vou procurar pelo livro!

beijos

Sonhos & melodias disse...

Oi Flavia,
Que sugestão interessante para nós. Gosto muito de ler histórias reais e de superação. A gente aprende e reflete muito.
Bjs

Georgia disse...

Flávia, adoro livros assim. Comprei agora qdo estivemos no Brasil um livro também que conta a trajetória de uma família onglesa na África.

Bjao

gg disse...

onde faço o download do livro ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...