sábado, 2 de maio de 2009

LAÇOS DE FAMÍLIA

Laços de Família - Clarice Lispector
136 páginas - Editora Rocco
Gênero - Contos

Por que leu este livro?
A primeira vez que o li foi motivada pelo vestibular. Este era uma dos 10 livros da prova da UFC (Universidade Federal do Ceará). Há algumas semanas o vi na estante e resolvi reler por achar que na minha primeira leitura eu não tinha maturidade suficiente para entender as entrelinhas de Clarice. E estava certa!

O livro é sobre...
São treze contos em que as personagens falam sobre o seu cotidiano, a rotina sempre presente em suas vidas, suas relações com marido, filhos, parentes, amigos e consigo mesmas.
O título é bem sugestivo e também irônico, uma vez que nos contos esses laços familiares geralmente são fontes de afeto e de aprisionamento, os responsáveis pela mesmice na vida das protagonistas ou mesmo pela desestabilidade súbita num dia aparentemente comum, quando não se espera nada acontecer. E antes que perguntem: não! não tem nada a ver com a novela que passou na TV.

Pontos fracos?
Não que eu ache isso necessariamente um ponto fraco, mas este é um livro que requer bastante atenção para não se perder nas palavras e ficar apenas na superficialidade do texto. São palavras simples que falam da complexidade dos sentimentos.

O que achou mais interessante?
São histórias comuns. Apesar de a primeira edição ser de 1960, os fatos narrados podem acontecer, e acontecem, na vida de qualquer mulher da atualidade.

Para quem recomenda?
Para quem gosta de ler sobre a "alma" humana.

Que nota você dá?
10.



10 comentários:

Pedrita disse...

eu presenteei minha irmã com esse livro no natal. depois q ela ler vou pedir emprestado. beijos, pedrita

Focoinfinito Studio disse...

Este livro é muito bom! Histórias que realmente são vividas por nós, mulheres...só é preciso estar atenta a cada detalhe para não ficar perdida.
P.S. Parabéns pelo blog...bjs

Anônimo disse...

Eeeba! Já deixei um link lá no blog para o pessoal vir aqui dar uma olhada, e com certeza se encantar com o O que elas estão lendo!?
Xerus =***

Milly - Loucos Devaneios Literários disse...

Olá!
Estavam dando uma olhada por aí e achei o seu blog muito interessante... Poir isso, vim até aqui lhe pedir para dar uma olhadinha no meu... É novo ainda... e estou postando apenas os livrinhos mais velhos que tenha, em ordem cronológica de leitura... Se puder dar uma passadinha lá....
Beijos*

Úrsula Avner disse...

Oi visitei o blog e o achei muito legal,interessante. Amo Clarice Lispector e sua escrita. Cheguei a este blog através do blog da Gi. escrevo poesias para adultos e crianças. Espero podermos contatar mais vezes. Bjs.

Clara Sousa disse...

Olha chei seu blog muito interessante tbm gosto de ler e por isso vou voltar mais vezes!!
to levando um banner.
beijos!!!

Anônimo disse...

Clarice Lispector sempre maravilhosa. Quero ler logo esse livro :D

Tucha disse...

Li este livro faz tempo. O texto de Clarisse é criativo, inovador, faz a gente pensar, exercitar a reflexão sobre o cotidiano.

Vivi disse...

Dica sensacional!

Segunda impressão disse...

Muito bom! Também recomendo!;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...